Pedro Santos é o primeiro IronMan sem cólon
Pedro Santos, atleta do Grupo Desportivo e Cultural de Recardães/OzXtreme, é um IronMan. No dia 2 de Outubro, o atleta residente em Pereira tornou-se o primeiro atleta do Mundo sem cólon a terminar a prova IronMan.
Em Barcelona, Pedro Santos, conseguiu em 12:57:44 fazer 3,8 km de natação, pedalar 180 km e correr 42 km. Três maratonas num tempo limite de 17 horas.
Há cinco anos, quando Pedro tinha 33 anos, diagnosticaram-lhe Polipose Adenomatosa Familiar, uma doença genética que consiste no crescimento de muitos pólipos no cólon. Um historial de cancro colo-rectal na família tinha levado Pedro a fazer exames por precaução, dez dias depois foi operado. Uma colectoria total, ou seja, foi-lhe retirada a totalidade do cólon.
Quando saiu do hospital, com 50 kg, a primeiro grande vitória do Pedro foi fazer os 200 metros que separavam a porta do hospital do carro. Depois, numa das tardes que passou em casa sozinho, descobriu o IronMan. A partir dai tornou-se um objectivo para Pedro ser o primeiro atleta na sua condição a atingir aquele objectivo e "orgulhar-me o resto da vida".
O atleta que reside em Pereira, natural de Setúbal, criou o Projecto 409 para alertar que "é possível ter uma vida (relativamente) normal". O número 409 deve-se aos 409 dias que viveu com uma ileostomia (uma placa colada na parede abdominal e um saco colector durante 24 horas por dias).
Antes de completar a prova IronMan, Pedro Santos realizou a primeira maratona ainda com a ileostomia e desde daí dedica-se às ultra distâncias. De notar que até ser operado, o atleta nunca tinha realizado uma corrida. Os últimos quatros anos foram dedicados aos treinos e a pedir ajuda para concretizar o "maior projecto" da sua vida.
Foto: DR